Para assinalar o 4º aniversário do CURA, o Chef Pedro Pena Bastos convida os aclamados chefs do Four Seasons Hotel George V, Paris, Four Seasons Hotel Madrid, do Il Galo d’Oro na Madeira e do Euskalduna Studio no Porto, a juntarem-se a ele no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa
Neste 4º aniversário do CURA, convidamo-lo a vir descobrir as criações de assinatura dos chefs, em quatro exclusivos jantares a quatro mãos, onde a inovação gastronómica aliada a ingredientes sazonais e técnicas culinárias de vanguarda, serão elevadas a um patamar de excelência.
Refletindo sobre os últimos quatro anos do CURA, o Chef Pedro Pena Bastos salienta: “Sinto-me muito orgulhoso e grato neste momento em que o CURA completa o seu quarto aniversário. O CURA foi criado para proporcionar experiências gastronómicas únicas e com significado, aliando a tradição à inovação. Esta jornada, todo o caminho que temos percorrido até aqui, não teria sido possível sem a nossa incrível equipa. Enquanto na cozinha, os ingredientes são transformados em arte através da criatividade e precisão, a nossa equipa de sala garante que cada pessoa se sente verdadeiramente bem-vinda à mesa. Estou profundamente agradecido à nossa equipa, aos nossos parceiros e fornecedores, e aos nossos clientes, que nos inspiram diariamente. Um brinde a muitos mais anos de excelência, inovação e momentos especiais partilhados no CURA. Obrigado, e vemo-nos à mesa!”
Ao ser convidado para fazer parte das comemorações do 4º aniversário do CURA, o Chef Le Squer diz: “Como Chef Executivo do Le Cinq no Four Seasons Hotel George V, Paris, que mantém 3 estrelas Michelin desde 2016, é sempre um orgulho poder colaborar com outros Four Seasons na Europa e em todo o mundo. Partilhar duas noites de jantares exclusivos a quatro mãos no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa ao lado do Chef Pedro Pena Bastos é a oportunidade perfeita para oferecer aos nossos clientes uma experiência gastronómica única, combinando sabores originais e outros novos de Portugal e de França."
Tendo já cozinhado com o Chef Pedro Pena Bastos no Duetos, no Funchal, o Chef Benoît Sinthon comenta: “É um enorme prazer para mim poder voltar a partilhar momentos gastronómicos ao lado do Pedro e da sua equipa, pois a nossa paixão, as nossas influências e a nossa amizade são os ingredientes para um jantar inesquecível no CURA.”
“Conheço e admiro o trabalho do Pedro há vários anos e estou muito feliz por ter a oportunidade de cozinhar com ele e a sua equipa neste projecto. Cada vez que nos reunimos na cozinha é uma óptima experiência não só pessoal como profissional, e estou ansioso por este desafio e por cozinhar com alguém que admiro.” acrescenta o Chef Vasco Coelho Santos.
Perante o seu regresso a Lisboa para comemorar o 4º aniversário do CURA, o Chef andaluz Dani García afirma: “Estou realmente muito entusiasmado com este evento porque, em primeiro lugar, é Four Seasons, logo sinto-me em casa, depois é a oportunidade de descobrir outro restaurante e um chef talentoso como o Chef Pedro Pena Bastos, a cidade de Lisboa, que é um sítio incrivelmente especial para mim, pois foi onde me atribuíram a 3ª estrela Michelin. Portanto, acho que tudo isto junto faz um cocktail maravilhoso, uma coisa absolutamente genial!”
Informação sobre os jantares:
Preço: 345€ (inclui uma harmonização de vinhos ou harmonização sem álcool)
Menu: 10 momentos
- Christian Le Squer (3 estrelas Michelin) – 1 e 2 de Outubro
- Vasco Coelho Santos (1 estrela Michelin) – 9 de Outubro
- Benoît Sinthon (2 estrelas Michelin) – 22 de Outubro
- Dani Garcia (2 estrelas Michelin) – 30 de Outubro
Meet&Greet com os Chefs às 19:00
Os jantares decorrem numa única sessão com início às 19:45
O Restaurante CURA recomenda que se façam as respectivas reservas para estes jantares exclusivos, com a maior brevidade possível.
Para reservas contacte: +351 21 381 14 01 ou envie um email para: cura.lis@fourseasons.com.
Sobre o Chef Christian Le Squer
A elegante e sofisticada cozinha do chef Christian Le Squer, reconhecida internacionalmente pela sua criatividade, é um verdadeiro exemplo da gastronomia francesa no seu expoente máximo. Através das suas criações, o chef esforça-se por aproveitar ao máximo os ingredientes de alta qualidade, realçando os seus verdadeiros sabores. Nascido no Reino Unido, é conhecido por um vasto leque de pratos exclusivos e por neles conseguir extrair os sabores mais delicados com influências não só nas suas raízes bretãs, mas também da cozinha tradicional francesa e do seu amor pela Cidade das Luzes. A essência da mestria do chef Le Squer reside na experimentação de novos sabores e no revisitar de tantos outros, através de um trabalho extenso de pesquisa, que lhe valeram os mais prestigiados prémios do mundo do fine dining, culminando na distinção com a 3ª estrela Michelin do Le Cinq. O seu icónico restaurante no Four Seasons Hotel George V, Paris, é, por mérito próprio, um destino de destaque a ter em conta em Paris. O Le Cinq é sinónimo do apogeu da elegante, subtil e moderna cozinha francesa, combinada com os mais extraordinários vinhos, meticulosamente seleccionados pelo escanção Eric Beaumard, considerado o 2º melhor Sommelier do mundo. As três estrelas Michelin que o chef detém há mais de vinte anos, são o reflexo da sua vontade em inovar, procurando sempre proporcionar uma experiência gastronómica verdadeiramente inesquecível, que se vai adaptando ao longo do tempo – num dos restaurantes mais imponentes da capital francesa, no coração do Triângulo Dourado.
Sobre o Chef Dani García
Reconhecido com duas estrelas Michelin no seu restaurante Smoked Room em Madrid, o Chef Dani García é um verdadeiro embaixador da gastronomia andaluza por excelência. Premiado pelo Guia Michelin, o Chef Dani García tem estado na ribalta com o enorme sucesso dos seus restaurantes, como o Leña, Lobito de Mar e o Bibo. Estimado por locais e uma descoberta emocionante para quem o visita, é apanágio da sua cozinha a aposta em produtos de excelente qualidade, que fazem enaltecer sabores autênticos e desvendam um espírito divertido. No Four Seasons Hotel Madrid, o seu restaurante homónimo, Dani Brasserie, oferece uma experiência única numa localização incomparável no terraço do hotel, enaltecendo o melhor das suas criações de autor estrela Michelin, com a gastronomia espanhola e internacional mais casual.
Sobre o Chef Benoît Sinthon
Natural de Gardanne, em França, Benoît Sinthon teve uma carreira impressionante no mundo do fine dining. Desde cedo que despertou para a sua paixão pela cozinha, sempre rodeado por bons aromas e diversos sabores enquanto crescia. O amor trocou-lhe as voltas e foi desembarcar na ilha da Madeira, sítio onde, desde 1994 que chama de “casa”. Em 2004 assume a função de Chefe Executivo do hotel The Cliff Bay na ilha da Madeira, sítio no qual passados 20 anos, ainda o acolhe. No entanto, é apenas em 2009 que o Chefe Benoît Sinthon vê o Il Gallo d’Oro, restaurante do hotel PortoBay, ser premiado com 1 estrela Michelin, a primeira a ser atribuída na Madeira. Em 2017, o Il Gallo d’Oro foi distinguido com a 2ª estrela Michelin, que ainda hoje mantém. Desde 2022 que o restaurante é reconhecido pelo Guia Michelin com a Estrela Verde, que premeia restaurantes comprometidos com a sustentabilidade. A técnica, exigência e requinte que transmite através do seu trabalho são características inspiradas na cozinha clássica francesa. Além de todo o rigor e aperfeiçoamento das suas criações, a cozinha de Benoît Sinthon é simples, mas intensa em sabor e nasce com os ingredientes que desde sempre o fascinaram: a cozinha aromática, ligeira onde junta a terra e o mar, com fortes influências do local onde nasceu.
Sobre o Chef Vasco Coelho Santos
Nasceu em Vila Nova de Gaia, em Agosto de 1988. Quase a concluir a licenciatura em Gestão na Universidade Católica, decide mudar de rumo e dedicar-se inteiramente à sua verdadeira paixão: a culinária. Em 2008, inicia a sua formação em Lisboa, no Atelier de Cozinha Michel, enquanto trabalha no “Olivier Avenida” com o Chef Olivier, e mais tarde no restaurante “Tavares Rico”, sob a orientação de José Avillez, o primeiro Chef português a obter duas estrelas Michelin. Em 2010, decide mudar-se para Espanha, onde tem a oportunidade de trabalhar em alguns dos melhores restaurantes do mundo: Mugaritz, Arzak e el Bulli. Foi aprendiz de Chefs como Andoni Aduriz, Arzak e Ferran Adria, experiência marcante e que influenciou a sua carreira e o nome do restaurante que iria abrir no centro do Porto em 2016, Euskalduna – um jogo de palavras que significa "basco". Com apenas 16 lugares, dos quais oito ao balcão, o Chef Vasco inaugura uma nova perspectiva sobre os restaurantes de luxo, onde os clientes têm a oportunidade de observar toda a dinâmica da cozinha. Aproveitando o ambiente intimista e acolhedor, Vasco e a sua equipa aliam a criatividade à técnica culinária e quebram barreiras, transformando o conceito de fine dining numa experiência divertida que surpreende os cinco sentidos. Em 2022, alcança a primeira Estrela Michelin.
Lisbon, 1099-039
Portugal
Lisboa, 1099-039
Portugal