Back to Main

Four Seasons Hotel Ritz Lisbon

  • Rua Rodrigo da Fonseca, 88, Lisbon 1099-039, Portugal
LIS_1044_aspect16x9

Gabriela Marques

Sommelier, Restaurante Varanda
“Para muitos ‘gourmands’, descobrir como uma harmonização adequada consegue enfatizar e melhorar o sabor dos pratos, é como descobrir todo um mundo novo.”

 

Experiência no Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

  • Desde 2016
  • Primeiro cargo no Ritz Four Seasons: Sommelier no Restaurante Varanda, Ritz Four Seasons Hotel Lisboa

Experiência Profissional

  • Penha Longa – Hotel Ritz-Carlton; LAB by Sergi Arola; Altis Belém Hotel & Spa; Corinthia Hotel Lisbon; variados cargos relacionados com a cocktelaria e bebidas.  

Naturalidade

  • Lisboa, Portugal

Formação Académica

  • WSET Level 2- Award in Wine and Spirits; Estágio como Sommelier na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; Programa de estágio integrado para Restaurante e Bar na Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa; Curso de cozinha e Serviço de vinho na Escola de Formação Profissional para o Sector Alimentar da Pontinha

Idiomas

  • Português, Inglês, Francês e Espanhol

Nascida e crescida em Lisboa, o destino de Gabriela ficou definido no momento em que Gabriela leu um artigo acerca de uma escanção portuguesa. Ler acerca do conhecimento, arte e ciência que envolve a prova de vinhos, e complexidades inerentes a qualquer harmonização, acendeu em Gabriela a chama e paixão pelo vinho, que prevalece em Gabriela até hoje.

A sua inata aptidão e capacidade aquando a sua primeira prova de vinhos na Escola de Hotelaria, captaram a atenção do Presidente da Associação Portuguesa de Sommeliers. Já  antes de ter iniciado a sua formação enquanto escanção, Gabriela já estava envolvida na profissão, participando em provas e estudando a título pessoal mais sobre vinhos e sommeliers.

Ser uma escanção num meio dominado por homens, é para Gabriela uma oportunidade e desafio diário para querer fazer melhor enquanto escanção. Assim, ao longo da sua carreira, passou por importantes referências na restauração, como o restaurante Feitoria, ou pelo Lab by Sergi Arola, onde foi responsável pela garrafeira, permitindo-lhe assim beber da experiência dos melhores chefs e sommeliers.

Não obstante disso, Gabriela esclarece: “Não quero ser vista como uma escanção mulher, apenas uma escanção”. Ser mulher nesta indústria faz-me ainda mais determinada para atingir o sucesso. Ao mesmo tempo que sou positiva, sou também resiliente e persistente, o que ajuda claro, mas acima de tudo, uso a minha intuição, subtileza e palato no meu trabalho, como algo facilitador para me ligar com as pessoas e vinhos que estudo.”

E quando se fala de estudo, para Gabriela não significa apenas a formação que constantemente procura, mas sim toda a sua vida dedicada ao mundo do vinho.  Os seus dias começam com um café, ao mesmo tempo que lê sobre vinhos em blogs e revistas da especialidade. “Para mim é como ler os jornais da manhã ao pequeno-almoço”, explica. Gabriela contribui ainda para blogs e outras publicações, adora também ser crítica em provas que faz fora do seu trabalho. Mesmo as férias de Gabriela acontecem em torno do vinho, desde visitas a vinhas ou a sua recente visita a Londres coincidente com a London Wine Fair.

No Restaurante Varanda, Gabriela quer prolongar o legado deixado por Licínio Carnaz e assim honrar a referência que é o restaurante em Lisboa, não só pela sua gastronomia mas também pela sua garrafeira. Gabriela vê em cada harmonização o resultado da troca de conhecimentos entre ela própria e o chef executivo Pascal Meynard, mas também do contacto próximo com cada cliente. No momento da escolha de uma garrafa, Gabriela filtra as preferências pessoais e até mesmo o estado de espiríto de cada um.

A parte favorita do seu trabalho, advém do orgulho que sente nos momentos em que clientes lhe confiam a escolha e prova de vinhos novos. “É extremamente gratificante, especialmente quando os clientes compreendem o quão uma harmonização adequada consegue enfatizar e melhorar o sabor dos pratos”, conclui. “Para muitos gourmands, é como descobrir todo um mundo novo”.