
Pascal Meynard
Chef Executivo
Carreira na Four Seasons
- Desde 1991
- Primeiro hotel Four Seasons: Chef Garde Manger, Le Quatre Saisons Montréal (um ex-Four Seasons hotel)
Histórico
- Four Seasons Hotel des Bergues Geneva; Le Quatre Saisons Montréal (um ex-Four Seasons hotel); abriu o seu próprio restaurante em Canmore, Canada; foi consultor na abertura de um restaurante em Hobart, Tasmania; trabalhou em vários restaurantes Franceses de topo, incluindo o estrela-Michelin Ithurria, no País Basco, o estrela-Michelin Le Pré Catelan, em Paris e o Pavillion Royale, também em Paris
Naturalidade
- Amiens, França
Educação
- Completou cursos profissionais em várias instituições internacionais de culinária, incluindo o Culinary Institute of America e a Escola Alain Ducasse em Paris; certificado profissional em cozinha Francesa e clássica, Ecole Hôtelière de Soissons, em França
Línguas
- Francês, Inglês e Português
Pascal Meynard, Chef Executivo do Ritz Four Seasons Hotel Lisboa, é um amante de desportos radicais. De nacionalidade dupla Francesa e Canadiana, cresceu a fazer surf e kayak no País Basco, onde regressa todos os verões para experimentar os mais recentes desportos aquáticos. "Adoro white-water rafting e surf-kayaking, é uma enorme adrenalina", diz o Chef.
Meynard é fã de todo o tipo de actividades exteriores - "Levam-me sempre a novos desafios". E se puderem ser feitos com a família e amigos, melhor ainda. Gosta particularmente de levar as suas filhas, Oyana e Shan, a passear de kayak e a pescar em alto mar: "Mesmo que cheguemos a casa sem termos pescado nada, é impossível não estar de bom humor depois de um dia inteiro juntos no barco."
O seu espírito aventureiro tem tido um impacto enorme na sua carreira. Sempre em busca de novas técnicas, produtos e inovações que pode utilizar na sua cozinha, o seu sonho é "viajar o mundo a conhecer novas culturas, técnicas, pratos e ingredientes."
Já começou bem, tendo sido consultor na abertura de um restaurante especializado em marisco em Hobart, na ilha da Tasmânia. Para a sua primeira aventura a solo, fez uma viagem de 5 dias até aos recantos mais escondidos das Montanhas Rockies Canadianas - onde vivem ursos, coyotes e pumas - acabando por comprar um restaurante na pequena cidade montanhosa de Canmore.
"Era um sítio muito remoto e escondido, mas os produtos eram excepcionais," explica o Chef. E as actividades também; "no inverno, havia ski alpino, motas de neve, downhill e trenós caninos, e no verão havia escalagem livre, cavalos e trilhos de montanha."
De volta a França, o Chef Pascal gosta de jogar o tradicional jogo Basco de "cesta punta" (semelhante ao squash). Também gosta dos bolos Bascos locais. Para outro tipo de comida, atravessa a fronteira até San Sebastian para "as melhores tapas em Espanha": "Visitar esta região inspira-me sempre. A comida é simples, colorida e saborosa - exactamente como devia ser."
"Em Portugal, gosto de me perder... Foi assim que recentemente descobrí as magníficas ostras do Moinho dos Ilhéus na Ria Formosa no Algarve!"