Back to Main

Four Seasons Hotel São Paulo at Nações Unidas

  • Rua Engenheiro Mesquita Sampaio, 820 Cep 04711-902, São Paulo, Brazil
PAOLO LAVEZZINI

Paolo Lavezzini

Chef Executivo
“Crescer sentindo o calor das panelas enquanto minha avó preparava massas fez da cozinha o meu lugar favorito. Sempre sonhei em ser cozinheiro.”

 

Carreira no Four Seasons

  • Desde 2018
  • Primeira posição no Four Seasons: Atual

Carreira

  • Fasano Hotel, Rio de Janeiro; Enoteca Pinchiorri, Florença; Restaurant Alain Ducasse, Hotel Plaza Athénée, Paris; Le Royal Monceau, Paris; Byron Hotel, Forte dei Marmi, Itália

Naturalidade

  • Salsomaggiore Terme, Itália

Educação

  • Diploma em Hotel Service no Istituto Alberghiero di Marina di Massa, na Toscana, Itália

Idiomas

  • Italiano, inglês, francês e português

Paolo Lavezzini considera que a avó tenha sido a fonte de inspiração para que ele iniciasse a carreira gastronômica: “assim como todo chef italiano”, brinca o chef executivo do Four Seasons Hotel and Residences São Paulo at Nações Unidas. Nascido na região costeira da Emilia-Romagna, tradicional rota gourmet da Itália, ele se viu dividido entre a paixão pela cozinha e pelo futebol. Filho de um técnico universitário, Lavezzini até foi incentivado a optar pelos campos. “O futebol estava presente em minha vida todos os dias, mas a cozinha sempre foi o meu sonho”, afirma o chef.

Já com o apoio do pai, Lavezzini conquistou um lugar em uma prestigiada escola na Toscana, onde um “incrível professor” lhe ensinou que os restaurantes premiados pelo Guia Michelin são o caminho para crescer na gastronomia. Lavezzini trilhou os próximos passos em busca de restaurantes em hotéis, por acreditar que eles são “o futuro da gastronomia, já que tem algo a mais para vender além da culinária”, diz o chef.

Lavezzini começou a carreira em um hotel no litoral da Toscana, ainda na Itália. Em seguida, foi a Paris, onde trabalhou ao lado de equipes de destaque em dois hotéis da cidade. De volta à Itália, mas desta vez em Florença, trabalhou ao lado do chef Riccardo Monco e fez parte da equipe premiada com três estrelas Michelin. Monco continua sendo uma inspiração e um amigo para ele. “Um dos melhores. Ele me ensinou que não há problema, profissional ou pessoal, que não possa ser superado.”

A passagem por Florença também foi marcante para Lavezzini já que ele pode acompanhar a inauguração do Four Seasons Hotel Firenze. Assistir ao hotel ganhar vida em um Palazzo histórico do século 15 trouxe à tona lembranças da temporada em Paris. “Eu passava em frente ao Four Seasons Hotel George V, Paris todos os dias no caminho para o trabalho. E eu disse a mim mesmo que um dia eu iria trabalhar no Four Seasons. Estou muito honrado de agora ter esta oportunidade.”

Antes de chegar a São Paulo, Lavezzini passou seis anos no Rio de Janeiro, como chef executivo em um hotel de luxo com vista para o mar. Ele recorda que a experiência “permitiu que eu crescesse no Brasil e me deu a oportunidade de criar gastronomia de qualidade para os viajantes de luxo que vêm ao Brasil”.

Desde que mudou para o Brasil, ele se dedicou a viajar pelo país e experimentar os ingredientes locais e os pratos tradicionais das diversas regiões. “O Brasil é um país enorme, com tantos ingredientes distintos de uma região para a outra. Ainda há muito o que provar, testar e aprender”.

Na linha de frente para a inauguração do mais novo hotel de luxo em São Paulo, Lavezzini tem uma agenda cheia, proporcional ao tamanho da expectativa para o futuro com o Four Seasons. Fora da cozinha, ele se dedica a apenas uma coisa: “sou um homem de família agora”, diz, sem esconder o sorriso para descrever a vida ao lado da esposa Eleonora e da adorável filha Laura. “Quando não estou no trabalho, só penso em minha família. Qualquer momento com a minha menina é incrível”.